Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
INQUÉRITO
VOCÊ QUE A POESIA PERDEU SEU VALOR?
SIM
NÃO
É COISA DO PASSADO
AS PESSOAS A DESVALORIZAM
EU AMO POESIA
NUNCA PERDE O VALOR
SE RENOVA CADA DIA
MAIS OU MENOS
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (190 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



CADASTRE-SE PARA GANHAR MUITO DINHEIRO!

 lovenyl



Total de visitas: 29542
NOITE DE AUTÓGRAFOS
NOITE DE AUTÓGRAFOS

Cultura

Lançamento “Frutos dos Sentimentos”

Carlúcio G. Assis

 

Poeta Lovenyl Rezende

Carlúcio G. Assis

Poeta Jataiense lança livro de poemas em noite de autógrafos

 

Nildo Ferreira Rezende é um jovem escritor jataiense de 37 anos, que usa o pseudônimo de Lovenyl Rezende e, só agora, conseguiu editar o seu primeiro livro de poemas “Frutos dos Sentimentos”. O trabalho foi concretizado graças à lei de incentivo à cultura e, ainda, ao apoio de sua família.

“Frutos dos Sentimentos” é um livro de poemas, sonetos e poesias que, além de mexer com o coração, é também um ótimo manual para quem se dedica ao amor e cultiva um relacionamento amoroso eterno, ou uma amizade saborosa. A obra é uma nave onde todos podem voar na imaginação, pelo espaço da emoção.

Nildo ou Lovenyl veio de família muito humilde, teve uma infância sofrida, mas, com muita persistência, superou quase todas as dificuldades que surgiram pelo seu caminho. Ele possui um problema auditivo e precisa de uma cirurgia para tentar recuperar sua audição. E através do dinheiro arrecadado com a venda do livro pretende conseguir fazer a cirurgia.

Lovenyl, durante sua trajetória e na luta para editar seus livros, viu muitas portas se fecharem e, muitas vezes, foi chamado de “pobre sonhador”. Mas ele nunca desistiu, nem desanimou, e seguiu em frente. Hoje, com o lançamento do seu livro, desmente a todos que desconhecem o valor dos mais humildes e não acreditavam no seu trabalho.

O escritor já possui, além desta, quatro obras escritas, sendo dois romances “O Filho da Solidão” e “Os Filhos do Destino”, um policial “Enganosa Suspeita” e um livro de auto-ajuda com o título “Disciplinas da Alma”. Todas essas obras literárias do escritor estão prontas, mas não editadas.

“Eu comecei a minha luta pela publicação desse livro em 2001. Nessa época, eu morava em Goiânia e alguém me disse que, para conseguir editar o meu livro, eu teria que voltar para minha cidade, Jataí, e desta forma eu poderia ter minha obra valorizada, e mais facilidade na publicação. E foi isso o que fiz. Mas aqui na minha cidade também não foi fácil, e continuei sempre recebendo não. Mas eu estava convicto em realizar esse trabalho. Então procurei a Secretaria da Cultura, que através da Lei de Incentivo fez com que hoje eu pudesse apresentar para vocês esse meu trabalho “Frutos dos Sentimentos”, que saiu com apenas 500 exemplares. Não teve como colocar prefácio nele, então deixei uma palavra de desabafo aqui, senti a necessidade de desabafar um pouco nesse trabalho que é simples mas, com certeza, de grande importância para nossa cidade. Esse livro é proibido pra quem não quiser apaixonar”, finalizou o escritor Lovenyl Rezende.

Segundo a Secretária de Cultura, Vânia Carvalho, “esta é uma oportunidade para os jataienses mostrarem o que eles têm feito, o que eles têm produzido. Dentro da lei de incentivo à cultura, nós aprovamos vários projetos, tanto na área da literatura, da música, das artes plásticas, e até do cinema, que aprovamos o ano passado, e pintura em murais. Então são vários os seguimentos dentro da lei de incentivo à cultura, e para mim é um prazer muito grande promover o Lovenyl nesse primeiro livro de poesia que ele está lançando, porque é gente humilde que quer crescer, que quer ter conhecimento e é muito importante a comunidade prestigiar esse escritor”.

“O primeiro passo de um candidato que quer propor um projeto pela lei de incentivo à cultura é vir até a Secretaria, conversar com uma de nossas assistentes que elas irão explicar corretamente como é o procedimento da montagem de um projeto. Feito isso, esse projeto vai passar por um conselho, onde pode ser aprovado ou não. Mas a pessoa tem que vir até a Secretaria para obter as informações da montagem desse projeto”, explicou Vânia Carvalho.

“Nós da Academia Jataiense de Letras estamos muito felizes, contentes, porque foi através dos nossos administradores que conseguimos essa lei de incentivo à cultura, e essa lei muito tem ajudado essas pessoas que têm o dom de escrever e, infelizmente, não possuem poder aquisitivo para bancar a edição de seus livros. Hoje, o escritor geralmente não tem uma grande valorização, o livro em si é um material que não se vende rapidamente, e na maioria das vezes a pessoa escreve porque gosta de escrever, sabendo que o retorno é mínimo. Mas, através dessa lei, muitos escritores novos estão chegando. Isso mostra que Jataí é um grande centro de poetas, escritores de romance e obras literárias, e que ainda vai se ouvir falar muito delas. Nós temos aí do escritor Elenir Cabral o livro “O grande Júri”, temos agora o Lovenyl com o seu “Frutos dos Sentimentos” e isso para Academia de Letras é um motivo de orgulho, é sinal que Jataí está crescendo e que a literatura, mesmo aos poucos, está chegando à nossa comunidade”, salienta a Presidente da Academia Jataiense de Letras, Dinair P. Assis.

 

O livro do escritor Lovenyl Rezende pode ser encontrado na Biblioteca Pública e no Museu Histórico ao preço de R$ 15,00.

 

 

Por Carlúcio assis

Email: assisjc-@hotmail.com